EQUIPE

BASTIDORES

Você vai conhecer quem são as pessoas que fazem o Tribuna Notícias 2ª edição. Esses profissionais dedicam o melhor para levar ao ar um telejornal com credibilidade e qualidade para o povo capixaba. O TN 2ª edição vai ao ar de segunda a sábado às 18h50. Imagens César Mesquita e edição de imagens de Getúlio da Costa.

Por Getúlio da Costa

EQUIPE

FÁBIO LINHARES

(PRODUTOR EXECUTIVO E REPÓRTER)

dsc077151

Fábio Linhares é natural da cidade de Cariacica, ES. É formado em jornalismo pelo Centro Universitário Vila Velha. Ele começou como estagiário da TV Universitária da UVV, passou pela FM Líder onde fazia os boletins de notícias de hora em hora. Em 2007 ele entrou como estagiário na TV Tribuna e em 2008 foi contratado como produtor executivo e também atua como repórter de rua. No final de 2008 recebeu o terceiro lugar no Prêmio Capixaba de Jornalismo Cooperativista, promovido pela OCB/ES, com a matéria “Desfiadeiras de Siri” em parceria com o cinegrafista César Mesquita.

“Eu e o César tivemos a oportunidade de andar pelo bairro e mostrar um pouco do trabalho dessas mulheres que é tão característico do solo capixaba e deve ser mais valorizado. A Naira Scárdua foi a editora de texto e Paulo Paganini fez a edição de imagens. Com certeza ter um reconhecimento como esse logo que me formei foi um estímulo e tanto para começar bem a carreira.”

Fábio conta como é seu trabalho e os desafios diários:

“Como produtor tenho que correr atrás de tudo o que é notícia e me antecipar aos fatos para que o VT seja produzido. Muita gente não entende que as coisas na TV não podem esperar… que o fato aconteceu e precisamos de uma entrevista para aquele dia… Ai reclamam que queremos tudo em cima da hora, mas isso é uma realidade do telejornalismo. Outro problema é conseguir personagens para as matérias. Pautas interessantíssimas são difíceis de produzir, pois as pessoas tem vergonha de aparecer na televisão. No jornal impresso ou no on-line uma conversa por telefone já basta. Para TV não. É preciso montar um esquema de imagem casado com a entrevista e isso não é fácil! Como repórter correr contra o tempo para trazer um VT completo para dar tempo de ser editado é o maior desafio, principalmente para quem está no começo. A gente já sai da redação sabendo que a qualquer momento o celular pode tocar pedindo para que você largue o que está fazendo e corra para um factual que acabou de acontecer. Escrever texto no carro… na correria…. é um desafio. Mas isso é Jornalismo!”

ADRÉA NUNES

(PRODUTORA)

dscn9577_clara1

Andréa é natural da cidade de Curitiba no Paraná. Está cursando jornalismo. Antes de entrar na TV Tribuna Andréa já trabalhou em uma empresa de assessoria de imprensa e na assessoria de comunicação de uma transportadora. Ela às vezes também é fotógrafa do site Norock nos fins de semana. Ingressou no jornalismo da Rede Tribuna em 2008. Ela disse que não escolheu o jornalismo, mas o Jornalismo que a escolheu:

Um belo dia, quando eu tinha 16 anos, resolvi participar de uma oficina de jornal-laboratório lá na escola onde eu fazia Ensino Médio. Lembro-me que a minha primeira entrevista foi à Banda Casaca e eu achei tudo o máximo. Também ajudei a escrever matérias, escolher o nome do jornal, na diagramação… Nunca mais me consegui imaginar fazendo outra coisa. Um fato curioso é que naquele projeto o George Bitti, nosso atual apresentador, foi convidado para ser palestrante e falar um pouco sobre TV. Depois disso eu dizia para os meus colegas que iria fazer jornalismo e trabalhar em TV com ele, que acabou virando uma referência para todo mundo que estava ali. Por coincidências e ironias da vida, cá estou!”

Como produtora Andréa fala que é de muita responsabilidade o fato de produzir um quadro semanal:

“Quando as coisas estão com cara de que vão dar errado, é preciso ter coragem pra mudar de planos em cima da hora para garantir o quadro. Tem horas que dá cada frio na barriga… É um desafio e tanto, mas muito prazeroso. Por mais cansativo que seja viver naquela correria, eu me sinto em casa.”

4 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. só a gente sabe como é colocar os telejornais no ar!! publicar um pouco desse dia-a-dia é uma homenagem ao nosso trabalho! Valeu, Getúlio!

    • Obrigado Naira. É verdade só nós sabemos. O blog é para isso mesmo, não só mostrar os repórtes e apresentadores que estão de frente das cameras, mas toda uma equipe que age por trás. O blog também é uma forma de agradecer a todos os profissionais que fazem os telejornais de maior audiência do Espírito Santo.

  2. É engraçado lembrar dessa história do jornal-laboratório da escola. Um professor pode mudar a vida de um aluno. Até hoje eu tenho um carinho imenso pela professora que implantou o projeto naquele ano. Uma vez uma ex-chefe disse algo que faço minhas as palavras dela: “tive sorte na vida de descobrir a tempo qual era a minha profissão. Eu seria frustrada na vida se não fosse jornalista”.

  3. muito bom e completo este trabalho de voces parabens bjssss


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: